É realmente necessário o esforço para
integrar os canais de comunicação digital em uma organização? |
Mauricio Pereira Santiago

Diretor da ATIVA SERVIÇOS DE INFORMÁTICA LTDA
Toda organização deve ter suas ações voltadas aos objetivos de
atender as necessidades dos seus públicos estratégicos e de saber
gerenciar os relacionamentos com seus clientes, fornecedores,
investidores, colaboradores,comunidade e até com a concorrência. São estas entidades definidas
como Stakeholders, todos aqueles que afetam ou são afetados pelas
organizações.
Uma vez conhecidos é necessário que se busque canais de comunicação
no sentido de identificar as demandas e expectativas e como conseqüência
desenvolver soluções.
Ainda neste contexto é fundamental que haja sincronismo entre as
diversas ações executadas de forma a tornar claro os objetivos, filosofia,
missão e valores da empresa.
A comunicação assume papel estratégico na integração e interação
com os diversos públicos.
A importância da gestão da comunicação e das atividades
desenvolvidas dentro das estratégias de comunicação no ambiente
organizacional reflete tanto no resultado de ações da alta gerência,
quanto do corpo funcional, bem como no mercado em que a empresa atua.
Isto significa não apenas repassar informações mas também difundir
as idéias da organização. É fundamental que a gestão da comunicação
entenda as características dos seus stakeholders. Diálogo, consultas e
parcerias são iniciativas de engajamento focado no relacionamento.
O alinhamento na comunicação com as partes interessadas deve estar
incorporado na agenda das organizações que promovem e divulgam
seus resultados. Este alinhamento é sustentado pelas estratégias e as
tecnologias de comunicação.
Com a interatividade e integração alcançadas pelas plataformas
digitais e redes sociais, todos, de algum modo, em maior ou menor peso,
passam a ter influência e interferência no processo de comunicação.
A era digital trouxe mudanças à comunicação organizacional no
sentido em que alterou o ambiente de marketing, o comportamento do
consumidor, o volume, a facilidade e o acesso às informações, bem como
possibilitou pensar em novas estratégias para gerenciar o relacionamento
com seus públicos de interesse.
Entender como utilizar estes novos canais e práticas comunicativas,
seja no ambiente interno ou externo da empresa deve ser visto como o
princípio da estratégia que visa posicionar e fortalecer a imagem da
empresa assim como vender produtos ou serviços.
Ainda que haja o consenso de que a comunicação digital tem que
fazer parte do projeto de comunicação organizacional de qualquer empresa,
poucos são aqueles que realmente pensam nesses canais de forma
estruturada, planejada e com objetivos e métricas bem definidos.
De modo geral é comum termos planos estratégicos de comunicação que
não incluam e/ou padronizem os processos para os canais digitais, seja na
comunicação em marketing, na comunicação interna com os colaboradores, no
relacionamento com investidores e fornecedores ou na análise eficiente do
enorme volume de informações encontradas nas comunicações digitais.
As redes sociais, no ambiente corporativo, vão muito além de
postar, curtir ou trocar mensagens. A conexão hoje é 100% on line, full
time, e o fluxo de dados não para. Nada passa despercebido. Sempre haverá
alguém que acessou a informação ou vivenciou um momento relevante na rede.
A pouca integração entre os canais digitais na
comunicação organizacional já nos apresentou diversos exemplos de
prejuízos institucionais, alguns permanentes.
Pesquisando com mais critério as estratégias de comunicação
digital de muitas empresas percebe-se que os diversos canais, quando
utilizados, não fazem parte, de modo geral e na maioria das vezes, de um
plano integrado que permita padronizar a comunicação, trocar informações,
compilar e analisar os dados que trafegam nos diversos canais assim como
analisar resultados obtidos.
Há, também, uma falha mais elementar ainda. A falta de
padronização visual e textual nos diversas canais digitais. Cores, letras,
imagens, textos, objetivos e layouts não são coerentes e não remetem a
imagem e objetivo da empresa, notadamente em websites institucionais,
sites de transação, intranets e redes sociais, dentre outros.
Sim, é realmente necessário o esforço para integrar os canais de
comunicação digital em uma organização.
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